quarta-feira, 8 de julho de 2009

Quadrinho com o Divino que ganhei da Sutana ... como faço

Algumas amigas vão lembrar que fiz uma troquinha com uma amiga blogueira, a Sutana, e fiquei de fazer um quadrinho e mostrar o passo a passo aqui conforme alguns pedidos que recebi...



E quase um passo a passo total, porque estava sozinha fazendo e fotografando, então algumas partes vou explicar somente.



Antes de começar a pintar o quadrinho, passo uma vela pelos cantos do quadro na parte de trás, que sempre acabam borrando com a tinta, para proteger e ficar um acabamento melhor. No final lixo e a tinta que está sobre a vela sai toda.


Pinto com uma camada de tinta PVA marrom...



Utilizo o secador na temperatura quente para acelerar a secagem...



Para fazer aquelas partes que ficam desgastadas e aparecendo a tinta marrom, passo a vela pelos cantos e em algumas partes do quadro. Quanto mais vela, mais desgatado. Se quiser tirar a tinta só nos cantos, passe a vela só nos cantos e ficará menos rústico...



Aqui a vela pelo quadro inteiro.Agora pegue uma escovinha ou um paninho e retire esse excesso de vela antes de passar a tinta branca...



Pintando com a tinta latex branca, 2 ou 3 camadas, dependendo da espessura da tinta até cobrir o marrom... ( Essa pego das latas do meu marido que sempre tem em casa, tinta de pintar paredes de casa)



Depois de seca é só lixar que a vela irá sair e aparecer as partes em marrom... também utilizei o secador para acelerar a secagem...




A parte do fundo do quadrinho, onde vai o tecido, não pintei porque o tecido escolhido é escuro. Quando uso tecido claro, pinto de branco esta parte...



Agora passo cola branca , tipo escolar, antes de colocar o tecido. Esse tecido já estava previamente engomado, porque o utilizo para fazer flores em tecido também. Mas não é necessário apesar de facilitar o trabalho na hora de esticar e colocá-lo...



Passando a mesma cola sobre o tecido, fazendo com que fique impermeabilizado...

Aqui parei de fotografar para facilitar meu trabalho.

Cortei as rendinhas do acabamento e colei nos cantos, também com a cola branca, para dar o acabamento e passei cola por cima da renda ...

Agora utilizei cola quente para colocar o Divininho em madeira no centro do quadro. Pode ser usada cola branca ou super bonder, o que você tiver em casa. Acho melhor utilizar uma que seque mais rápido, pois não tenho muita paciência de esperar.




Aqui mostro a importância daquela vela que passei no verso do quadro, que facilita a limpeza da tinta que borrou, apenas lixando levemente...




Acabado o quadrinho, não uso verniz, apenas passo cera incolor para proteger.

Pode ser usado o verniz acrílico pra dar acabamento, uma ótima opção também.



O quadrinho na parede, junto com meu oratório. Colei com uma generosa gota de cola quente nos cantos do quadro, que é leve e pequeno. Tem 15x15 cm.

Esse truque aprendi com uma vizinha do apartamento da praia e achei muito bacana e simples. Já usei esse método para colar pequenos quadrinhos no azulejo do banheiro e depois de 4 meses ainda não caiu...kkk




Um pouquinho mais de longe e a visão que tenho da minha cama, com meus santinhos a me proteger!!!


Espero que tenham entendido, qualquer dúvida é só deixar um recadinho que respondo...


bjus
ana maria

22 comentários:

  1. Ana, legal vc colocar o passo a passo,achei facil e essa dica que vc deu da cola qte eu nao sabia, vou experimentar fazer aqui..
    Ficou uma graça o quadro.

    ResponderExcluir
  2. oi Ana!
    ficou lindo e delicado teu divino, eu tb sou apaixonada por eles! eu tb faço esta técnica da vela(tem até um nome chic prá esta técnica, ) quando lembrar o nome te digo, foi num destes cursos de anos atrás! Quando eu falava prá alguns alunos eles ficavam assim -humm vela, como assim! ih gente tem tantas técnicas legais, que não precisa comprar todos estes materias que as lojas querem nos empurrar, né mesmo!
    ficou lindo!
    obrigado pelos elgoios do post de reutilzação, eu fiz uma homenagem aos meus meninos do espaço jovem onde dou aula de reutilização! eles agora voaram(que nem mãe falando) mas eu os acompanho de longe - estão ate no meu orkut, amiguinhos de orkut e fico sabendo das novidades deles assim!
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  3. oi Ana bom dia,


    como essa minha irmã é prendada heimm rs

    adorei bem fofo...

    bjo

    Grasi

    ResponderExcluir
  4. nossa ficou muito bonito, bem antigo ne? adorei o efeito.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  5. Adorei este PAP!!! Vou tentar !! E aquelas bobinas menina???? Eu querooo !!!
    Beijim

    ResponderExcluir
  6. Aí, adorei o pap....

    bem legal

    abraços cheirosos

    ResponderExcluir
  7. Lindo!!!!! Ana estou tão feliz de ver o Divininho tão bem aplicado, recebo como um carinho.OBRIGADA!!! bjusss

    ResponderExcluir
  8. Olá Ana, obrigada por postar o PAP, um dia tentarei fazer...O seu é claro q ficou uma graça!!!! Beijos
    BEL.

    ResponderExcluir
  9. Que cuti amiga.... adorei vc ter partilhado sua idéia conosco! Que Deus te dê tudo em dobro!!! eu tb usei esta técnica há algum tempo atrás num porta lápis q eu fiz... eu adorei o resultado... fica bem envelhecido! Tem gente q usa cera especial, bobagem! é tudo mais simples com estas receitas caseiras... eu uso querida,um verniz fosco acrílico da gato preto que eu amooo... ele é ótimo, parece aguado, mas qd seca na peça ele gruda e fixa com muita facilidade!
    Agora estou de férias, vai ter q me aguentar por aqui hein babyyyy rsrs.... muitas saudades de vc viu! Um beijo grandeeeee....

    ResponderExcluir
  10. oi meninas

    Não sabia que o nome era PAP, agora que entendi que qer dizer passo a passo...kkk

    Obrigadão!!!

    ana maria

    ResponderExcluir
  11. Oi Ana!
    amei o post, vc tirou todas as minhas dúvidas quanto ao uso da vela, apesar de já ter me explicado, obrigada!ficou lindo!
    bjk

    ResponderExcluir
  12. Se conhecer alguém para me apresentar, tô dentro.rsrsrs
    Menina, chego sábado à tarde e fico até o dia 22, volto a Brasília para mudar a mala e embarco novamente para Floripa no dia 26 a trabalho, fico por duas semanas, então vamos ter tempo de sobra para nos conhecermos, assim que chegar aí entro em contato, tá bom. Me manda um e-mail com seu telefone.
    ozenildamorim@gmail.com
    :)

    ResponderExcluir
  13. Olá Ana! o quadrinho ficou lindoo! e o passo a passo está otimo! muito bem explicado! :D Beijinhoss

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana, só cheguei agora por aqui hoje, menina trabalhei tanto que nem sei, fiz as vitrines da minha loja , aproveitei que minha filha saiu do emprego onde ela estava e tá de folga pra me ajudar , eu já não consigo mais fazer sozinha, as vitrines são grandes e dificeis, ainda restou uma pra amanha de manha . POr conta das dores no joelho não aguento ficar horas em pé , é um problema . Hoje passei o dia só dando uma olhada nos comentarios no meu blog rapidinho , não visitei ninguem. O divino ficou muito gracioso nesse quadrinho , eu imagino que deva ser uma grande terapia ficar assim fazendo essas artes né ??? A minha filha quando começa esquece do mundo, agora tá aqui separando joguinhos que fez de tampinhas de garrafa pet pra trabalhar com seus alunos, ela só pensa neles e as vezes fico até com ciumes pq queria umas coisinhas pra nossa casa e ela nunca tem tempo. Fazer o que ???
    Esse PAP,e me fez lembrar uma coisa engraçada pq que vc escreveu ai emcima que não sabia do PAp, eu morri de rir uma vez que a Su me pediu o que queria dizer isso, kkkkkk eu ri tanto que virou piada entre nós, heheh .

    Mas voltando ao PAP, tá muito legal pq se um dia quiser fazer algo parecido usnado a tecnica já sei ond evir procurar uma aula.
    Bjs e boa noite !

    ResponderExcluir
  15. Oi, Ana
    Adorei a aula e o lance da vela achei legal.
    ♥♥♥♥♥♥ Fátima Rosana

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Ana, hehehheheh é isso mesmo o PAP é passo a passo. Mas rimos pq foi engraçado o jeito como aconteceu , estavamos conversando no msn eu e a Su e de repente ela que é uma arteira me pergunta o que era esse PAP que nem ela e nem o marido estavam entendendo, ai como lá em casa estava todos na sala e eu ri, acabei contando e rimos muito juntos e minha familia e ela lá com o marido hehhehehhe. Foi o momento que aconteceu . E menina sabe que eu não sabia tb , mas de tanto ver vcs arteiras falando em pAP eu desconfiei que era passo a passo sozinha , mas quando a Su perguntou foi hilario , pq ela e o marido disseram que pensaram ser outras coisas que não lembro mais agora , foi o que fez a gente rir . Descontariu. E até hoje quando eu falo em assuntos assim grifo bem o PAP só pra mexer com ela, kkkkkkk.
    Ontem não tive como não lembrar do fato e comentei contigo, ela vai ficar uma fera comigo kkkkkk de eu ter contado . Mas ninguem é obrigada a decifrar siglas , e é legal perguntar se não sabe. Não vai ficar de bico comigo heimmmm, kkkkkk beijinhosss

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana, esse quadrinho é o máximo,deu um super charme no "canto dos santinhos", um doce.
    bjs,
    lena

    ResponderExcluir
  18. ah, queria falar tbém sobre as suas bobinas, ja decidiu como faze-las? Minha sobrinha fez uma mesinha de canto muito legal com a dela, fez decoupagem com jornal japonês no tampo, e pintou o resto de preto, na parte de baixo colocou rodízio para facilitar a vida.
    bjs, espero que goste da idéia
    lena

    ResponderExcluir
  19. Amei a idéia da vela nos fundos do quadro! vou adotá-la nas minhas pintanças!
    Beijos
    Karina

    ResponderExcluir
  20. Ana.....

    Parabéns pelo blog! Queria te dizer que AMEI MILHÕES a idéia da cola quente pra colar quadros!!! tenho medo de fazer buracos aqui em casa, porque me canso facil das coisas, heheheh!!!! Obrigada pela dica!!! bjokas

    ResponderExcluir
  21. Muito bonito teu trabalho.
    Parabéns!
    Onde você compra este divino de madeira?

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Que lindo trabalho, super fácil, adprei as dicas , beijinhos!

    ResponderExcluir

AMO SEU COMENTÁRIO ♥

Responderei as perguntas relacionadas as postagens aqui nos comentários mesmo. Muito obrigada por sua participação!